Compositores de A_Z

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_compositores

 

Compositor da semana

 

A

Astor Piazzola

Astor Piazzolla.jpg

Astor Pantaleón Piazzolla (Mar del Plata11 de março de 1921 – Buenos Aires5 de julho de 1992), filho dos imigrantes italianos Vicente Piazzolla e Asunta Manetti, foi um bandoneonista e compositor argentino .Compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretor da orquestra francesa Nadia Boulanger. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo.

Piazzola deixou uma discografia invejável, tendo gravado com Gary BurtonTom Jobim, entre outros músicos que o acompanharam, como o também notável violinista Fernando Suarez Paz.

 

 

B

Bob Marley

Robert Nesta Marleymais conhecido como Bob Marley (Nine Mile6 de fevereiro de 1945 — Miami11 de maio de 1981), foi um cantorguitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto de suas músicas, por tratar-se da terra sagrada do movimento rastafári.

 

 

C

Carl Czerny

 

Carl Czerny nasceu a 21 fevereiro de 1791, em VienaÁustria, capital do Império Austro-Húngaro, e faleceu em Viena, a 15 de Julho de 1857. Foi pianista, compositor e professor. Czerny teve entre seus professores de música, ClementiHummelSalieri e Beethoven e, entre seus alunos, Franz Liszt. Czerny é mais conhecido atualmente por seus livros de exercícios e estudos para piano. Entretanto, a produção musical de Carl Czerny é vasta, abrangendo diversos gêneros musicais, e vem passando por um processo de redescoberta.

 

 

 

D

Dinis I de Portugal

    Foi grande amante das artes e letras. Tendo sido um famoso trovador, cultivou as Cantigas de Amigo, de Amor e a sátira, contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na península Ibérica. Pensa-se ter sido o primeiro monarca português verdadeiramente alfabetizado, tendo assinado sempre com o nome completo.2 Culto e curioso das letras e das ciências, terá impulsionado a tradução de muitas obras para português, entre as quais se contam os tratados de seu avô Afonso X, o Sábio. Foi o responsável pela criação da primeira Universidade portuguesa, inicialmente instalada na zona do actual Largo do Carmo, em Lisboa e por si transferida, pela primeira vez, para Coimbra, em 1308. Esta universidade, que foi transferida várias vezes entre as duas cidades, ficou definitivamente instalada em Coimbra em 1537, por ordem de D. João III.

     Aos nossos dias chegaram 137 cantigas da sua autoria, distribuídas por todos os géneros (73 cantigas de amor, 51 cantigas de Amigo e 10 cantigas de escárnio e maldizer), bem como a música original de 7 dessas cantigas (descobertas casualmente em 1990 pelo Prof. Harvey L. Sharrer, no Arquivo da Torre do Tombo, num pergaminho que servia de capa a um livro de registos notariais do século XVI, e que ficou conhecido como Pergaminho Sharrer).

 

 
E

Edward Elgar

Ficheiro:Edward Elgar.jpg

 

Sir Edward William Elgar, 1.º Baronete, OMGCVO (Broadheath2 de Junho de 1857 - 23 de Fevereiro de 1934) foi um compositor inglês de música clássica. Entre as suas composições mais conhecidas estão trabalhos orquestrais como Enigma Variations, as Pomp and Circumstance Marches, concertos para violino e violoncelo, e duas sinfonias. Também compôs trabalhos corais, incluindo The Dream of Gerontiusmúsica de câmarae canções. Foi nomeado Master of the King's Musick  em 1924. Apesar de Elgar ser visto como um típico compositor inglês, a maioria das suas influências musicais tinham origem na Europa continental.

 

 

F

Franz Joseph Haydn

 

    Franz Joseph Haydn (Rohrau31 de março de 1732 — Viena31 de maio de 1809) foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven . A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense". Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é à vez a ponte e o motor que permitiram a que esta evolução sucedesse.

    Era irmão do igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. O seu génio foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

    Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época

 

 

G

Giuseppe Verdi

Giuseppe Verdi, pintado por Giovanni Boldini (1886)

    Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (italiano);Roncole10 de outubro de 1813 — Milão27 de janeiro de1901) foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista daItália, assim como Richard Wagner era na Alemanha.

    Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile", de "Rigoletto", "Va, pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco , "Libiamo ne' lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada[por quem?] por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática e com uma tendência demelodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.

 

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/NDhHxIz83Ic" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>