Globos de Ouro

23-10-2013 09:52

Globos de Ouro 2013: Ana Moura, Carminho e Expensive Soul premiados

20 de maio de 2013

Ana Moura, Carminho e Expensive Soul foram os grandes vencedores das categorias musicais dos Globos de Ouro, cuja gala de 2013 decorreu ontem à noite, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Ana Moura arrecadou o troféu para Melhor Música, por Desfado, do álbum com o mesmo nome, deixando para trás os concorrentes Miguel Araújo, com Os Maridos das Outras, Aurea, com Scratch My Back, e Richie Campbell, com That’s How We Roll.

“É um prazer enorme estar aqui e ganhar este Globo”, afirmou a fadista, ao receber, acompanhada por Pedro da Silva Martins (Deolinda), compositor do tema, o galardão das mãos de Ana Rita Clara e Rui Unas. Ana Mouraagradeceu ainda aos compositores, produtores e músicos que participaram no disco, bem como à sua família e aos seus amigos.

Carminho, por sua vez, foi contemplada com o galardão para Melhor Intérprete Individual. A fadista, cujo mais recente disco, “Alma”, foi editado no ano passado, não conseguiu, contudo, marcar presença na gala, fazendo-se representar por João Pedro Ruela, que recebeu o prémio entregue por Ana Marques e César Mourão. Ana Moura, António Zambujo e Miguel Araújo eram os restantes nomeados.

O prémio para Melhor Grupo foi entregue aos Expensive Soul, que já no ano passado tinham levado para casa o troféu para Melhor Música, com o tema O Amor é Mágico. Este ano, foram galardoados pelo DVD “Symphonic Experience”, que resultou dum concerto decorrido em Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, recolhendo a estatueta “especial” na companhia do maestro Rui Massena, que dirigiu os jovens músicos da Fundação Orquestra Estúdio que acompanharam New Max e Demo na iniciativa inédita. Além dos Expensive Soul, estavam nomeados nesta categoria os The Gift, Orelha Negra e Virgem Suta.